Os 300 das Termópilas e os actuais dirigentes do Irão
brar-se da famosa batalha das Termópilas, em que 300 espartanos comandados por Leónidas I, rei de Esparta enfrentaram milhões de persas, comandados por Xerxes filho de Dario I, mataram persas como quem mata formigas, e só foram derrotados porque um traidor grego, Efialtes, ensinou aos persas um caminho de pastores, e atacados pela frente e pela retaguarda os espartanos lutaram até à morte, porque fugir do combate era uma desonra para Esparta. Os gregos até lá colocaram uma lápide, onde se lê: " Caminhante vai dizer a Esparta, que morremos por obedecer às suas ordens"
Claro que os historiadores gregos, principalmente Heródoto, exageraram nos números, pois os 300 espartanos, eram ajudados por vários milhares de gregos de outras cidades-estado, que não valiam lá muito como militares, e que deram à sola quando viram o caso mal parado. Os persas segundo os números modernos também não deviam passar de cerca de 250.000 homens. Mas mesmo assim, eram muitos !
Passados quase 2.500, Zack Snyder da Warner Bros, resolve fazer mais um filme sobre a famosa batalha histórica, e armou-se a bronca. Os dirigentes iranianos acham que são os "gringos" que os estão a denegrir, e que tudo não passa de uma mentira para ofender o Irão !
Que lata, seria o mesmo que viessem agora os espanhóis a dizer que não levaram uma coça em Aljubarrota ! E as coças que os persas levaram pouco tempo depois, de Alexandre o Grande, também são mentiras dos USA ?

Sem comentários:
Enviar um comentário