Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

quinta-feira, 31 de maio de 2007

A Lei do aborto e os entraves

A lei do aborto e entraves que não eram esperados ( Editorial do DN )

Diz o DN «Quando 80% dos médicos de grandes hospitais de Lisboa e do Porto se declaram objectores de consciência contra o aborto legal - revelando uma estranha e clara dessintonia entre a classe médica e a sociedade como um todo -, o Governo tem de tomar algumas atitudes, se se quiser pôr em prática a vontade expressa nas urnas. »

Comentário - Clara dessintonia ? Só 24,69 % dos eleitores inscritos é que votaram SIM no referendo do aborto ! 75,31 % ou não votou ou votou não. Praticamente a mesma percentagem de médicos com objecção de consciência !

«Deve estabelecer com rigor quais os serviços públicos de saúde em condições de realizar o que as utentes do SNS requererem, verificar as incapacidades e encontrar alternativas. »

Comentário - Nenhuma mulher engravida da mesma forma como se apanha a gripe das galinhas ! Há preservativos, há pílulas para antes e depois, e isto sem falar de uma responsável educação sexual, que é o que mais falta neste momento nos países dos abortos !

»E tem também de fiscalizar as objecções apresentadas, para que não desaguem em negócio privado.Depois de ter pedido ao povo que se pronunciasse, é obrigação do Estado impedir que uma qualquer classe profissional capture e desvirtue na prática o alcance da sua vontade. Esta surpreendente reacção dos médicos tem como primeira consequência fazer com que os hospitais tenham decidido aceitar apenas mulheres nas suas áreas de residência - o que põe em risco o direito à reserva e ao anonimato, sobretudo nas terras pequenas. »

Comentário - Quem não quer ser lobo que não lhe vista a pele ! Mesmo nos tempos da Pena de Morte em Portugal, ninguém era obrigado a ser "carrasco". Uma coisa é estar de acordo com a pena de morte, outra coisa é ter de pôr a corda à volta do pescoço do condenado !

«É preciso ter em conta que o que se diz já sobre este assunto se baseia em dados parciais de grandes hospitais centrais do SNS.»

Comentário - Se o SNS não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego ! Fecha maternidades, fecha urgências, aumenta taxas moderadoras, corta isenções até a cancerosos e tuberculosos, porque diabo é que tem que financiar os abortos ! Financiar os prazeres de damas e cavalheiros !

Sem comentários:

Enviar um comentário