
Mas felizmente, já foi à vida!
Como é do conhecimento geral, a Rússia não aceita que queiram tirar o Kosovo à sua aliada Sérvia, e mostra os dentes a todos os que defendem essa partilha, a Portugal inclusivé. Ameaça mesmo os seus possíveis inimigos, com a sua nova super-poderosa bomba, não nuclear, uma bomba termobárica - a bomba de vácuo mais potente do mundo - O chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel-general Aleksandr Rukshin, diz: " A bomba tem o poder comparável a uma arma nuclear".
"Os resultados dos testes desta bomba confirmam que ela possui eficácia e capacidade destrutiva comparável a uma carga atômica", disse o general ao "Canal 1" da televisão russa. Rukshin disse que as bombas a vácuo, ao contrário das armas nucleares, não representam perigo para o meio ambiente, pois não provocam contaminação por radiação.»
O aviso Russo! Artigo do pravda.ru por Timothy BANCROFT-HINCHEY
Para quem quiser ler em pormenor o artigo sobre a questão do Kosovo, recomenda-se o site:
http://port.pravda.ru/mundo/18046-0/
Aguenta-te à Bronca ...Sócrates !
Mas esta parte do artigo é interessante :« Se Portugal ou a União Europeia consideram que têm o direito de deliberar sobre o futuro de Kosovo, uma analogia para colocarem os valores em perspectiva: imaginemos que cidadãos de um país vizinho, com costumes e religião diferentes, se instalassem em Guimarães, e durante séculos passassem a ter famílias de dez crianças, até que tivessem uma maioria.
Depois imaginemos que reclamassem a sua independência, formassem um grupo terrorista (Exército de Libertação do Minho, contra Portugal), ficassem com o apoio de Washington, que juntamente com a OTAN, bombardeassem os portugueses que combatiam este flagelo e depois insistissem que a província ficasse independente, sendo Guimarães a sua cidade capital.
Quem não gostasse da ideia, se meta a resolver questões bem mais pertinentes e que têm a ver com Portugal e a União Europeia, como por exemplo os problemas resultantes das centenas de anos de imperialismo, colonialismo, arrogância e prepotência…exactamente o que vemos na sua abordagem a Kosovo.»
Origens do problema
Muito resumidamente, as invasões turcas da Europa, que por pouco chegaram a Viena de Austria. A Grécia só se libertou das invasões muçulmanas, nos príncipios do século XIX com a ajuda da Rússia, França e Inglaterra e depois da derrota turca e egípcia na batalha naval de Navarino. A Albânia só se libertou da Turquia em 1912, mas a maioria da população continuou muçulmana. O Chipre que pertence à EU tem a ilha dividida ao meio, entre ortodoxos e muçulmanos, e opôe-se também como a Rússia, à separação do Kosovo da Sérvia.
A Sérvia esteve dominada pela Turquia desde 1463 até 1830, ano em que conseguiu autonomia. Em 1882 conseguiu a sua independência. O Kosovo é portanto, uma província da Sérvia, cuja maioria é de origem albanesa e muçulmana. Como a população Sérvia é cristã ortodoxa, esta é a razão principal dos problemas e das matanças que por ali se têm efectuado. O Kosovo está actualmente administrado pela ONU.
E ironia do destino, a Rússia actual, resultante da antiga União Soviética, laica e anti-religiosa, defende a Sérvia cristã e ortodoxa, e está contra a independência do Kosovo, e a União Europeia de origens totalmente cristãs ou pagãs antes do nascimento de Cristo, defende os muçulmanos do Kosovo e quer a sua independência da Sérvia!
Mas mesmo com as ameaças "veladas" da Rússia, o nosso primeiro ministro não se assusta, e até mandou 3 ou 4 caças F16 da nossa força aérea, ao serviço da NATO ou da UE, para patrulhar territórios de fronteira com a Rússia. À valente !
Pelo andar da carruagem, mais dia menos dia ainda vamos ter os tanques russos no centro da Europa! Só espero que não cheguem ao palácio de São Bento. Lá tinha o nosso primeiro que imitar D. João VI e "pirar-se" para o Brasil!
Artigo do Público, por Manuel Carvalho: «O Sudão é hoje o maior país da África (2,5 milhões Km quadrados), e está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.A introdução da haria, a lei islâmica, causou a fuga de mais de 350 mil sudaneses para países vizinhos.
Entre outras medidas, a lei determina a proibição de bebidas alcoólicas e punições por enforcamento ou mutilação.Actualmente está acontecendo no país um massacre de imensas proporções. "Finalmente, o genocídio no oeste do Sudão está quase terminado.
Há um problema, porém: o genocídio está chegando ao fim apenas porque não restam negros para matar ou submeter à limpeza étnica. No esforço para "limpar" o oeste do país de "zurgas" -termo que pode ser traduzido como "crioulos"-, o governo da Frente Islâmica Nacional já exterminou mais de 400 mil pessoas e expulsou outros 2 milhões das suas casas .
As milícias racistas governamentais, conhecidas como Janjaweed, adorariam continuar a matar e devastar, no entanto, os povoados negros já foram todos queimados, e todas as mulheres negras já foram estupradas .O primeiro genocídio do século 21 transcorreu sem transtornos, e os genocidas venceram.
O Sudão é uma república autoritária onde todo o poder está nas mãos do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir; ele e o seu partido estão no poder desde o golpe militar de 30 de Junho de 1989. Desde 2003 que a região de Darfur assiste ao extermínio da população negra, por parte da árabe; este é conhecido como o Conflito do Darfur.». Termina o artigo.
No entanto há artigos na Net, aparentemente "muito sérios", que tentam convencer os incrédulos, que não existe genocídio no Darfur, que são apenas problemas causados por fenómenos ecológicos, causados por secas e outras consequências do aquecimento global!
O Assassino Chefe !
Omar Hasan Ahmad al-Bashir é o presidente do Sudão. Nascido na pequena vila de Hosh Bonnaga, al-Bashir entrou no exército sudanês muito novo e estudou numa academia militar do Cairo Serviu no exército egipcio durante a guerra com Israel de 1973. Voltando ao Sudão, al-Bashir esteve ao comando das operações militares contra o Exército Popular de Libertação do Sudão na metade sul do país.
Esteve à frente do golpe militar de 1989 contra o presidente Sadeq al-Mahdii. Al-Bashir suprimiu todos os partidos políticos, censurou a imprensa e dissolveu o Parlamento, convertendo-se em Director do Conselho Revolucionário para a Salvação Nacional, assumindo o posto de chefe-de-estado, primeiro-ministro, chefe das forças armadas e ministro da defesa.
As recentes políticas financeiras e investimento em novas infrastruturas não evitam que o Sudão continue a ter graves problemas económicos. Desde 1997 que o Sudão tem vindo a implementar medidas macroeconómicas aconselhadas pelo FMI. Começaram a exportar petróleo em 1999; a produção crescente desde produto (actualmente 520.000 barris por dia) deu uma nova vida à indústria sudanesa, e fez com que o PIB subisse 6.1% em 2003.
O Sudão tem um solo muito rico: petróleo,gás natural, ouro, prata, crómio, asbesto, manganésio, gipsita, mica, zinco, ferro, chumbo, urânio, cobre, granito, níquel e alumínio.
É devido à cobiça por estas riquezas do Sudão, que as nações industrializadas, fecham os olhos a este genocídio, e não se importam de sentar à mesa em jantares festivos com el-Bashir!A EU de braço-dado com assassinos!
Como se pode ver pela alegria manifestada pelo do nosso primeiro ministro, na sua conversa com el-Bashir, não é difícil de ver que José Sócrates, ou não acredita no genocídio do Darfur, que não passa de uma "invenção americana" ou está-se nas tintas para os antigos "núbios" do Sudão!
Dizem que em conversa privada com el-Bashir, Sócrates lhe chamou a atenção para essas violações dos direitos humanos, o que não se sabe é se o PR sudanês lhe ligou alguma importância!
Como desculpa à atitude de Sócrates, temos que reconhecer que nenhum outro dirigente europeu se sentiu envergonhado por jantar no Palácio da Ajuda, ao lado de el-Bashir.
Há pouco tempo passou na TV2, um documentário da RAF, sobre um helicóptero militar o EH-101, que tem umas características extraordinárias. É fabricado na Europa pela Agusta/Westland, e segundo o programa em questão, custa a bagatela de 100 milhões de dólares cada unidade. Diziam também que o treino de cada piloto, custava um milhão de dólares
O EH-101(Merlin tem 3 Turbinas Rolls Royce Turbomeca. É considerado um dos melhores helicópteros do mundo no seu tipo. Pode levar 30 passageiros sentados ou 45 em pé, ou 16 macas com feridos e pessoal médico. A versão feita na América sob licença, o UH-101, é actualmente o helicóptero do presidente dos USA.
Ao procurar na net informação sobre o EH-101, verifiquei que a Força Aérea Portuguesa tem 12 unidades ao seu serviço, para funções de vigilância, busca e salvamento. Mas que também podem dar uns tiros...
Um custo total de 1.200 milhões de euros ! Há dinheiro ou não há dinheiro ? Mas parece que os compraram em "leasing". No entanto sete estão parados, parece que por falta de pilotos e dinheiro para os operar e dar-lhes manutenção !
Última Hora - Mas agora vão ficar todos parados !
Segundo o DN - «Porque devido ao acidente que houve em Velas nos Açores,os Helicópteros 'Merlin' só voam em último caso A actividade operacional dos 12 helicópteros EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) está suspensa por tempo indeterminado, até se apurarem as causas de um acidente ocorrido em meados de Novembro, disse ontem ao DN fonte oficial do ramo.
"Tecnicamente, a frota está parada", informou o tenente-coronel Seabra, porta-voz da FAP, admitindo que, numa situação de emergência e "não havendo alternativa", será dada autorização para os EH101 Merlin serem empregues numa determinada missão de busca e salvamento.
No quadro das investigações iniciadas com o acidente ocorrido na noite de 15 de Novembro, na ilha açoriana de São Jorge, a FAP decidiu suspender a actividade operacional dos EH101 até que os voos de teste em curso, na base aérea do Montijo e com a participação de técnicos da fábrica da Agusta Westland, permitam saber qual o problema tecnológico que levou o aparelho a levantar sozinho até aos dois metros de altura e virando parcialmente para um dos lados.
As investigações em curso admitiram sete hipóteses para o caso, mas já eliminaram a maioria (entre elas uma falha humana). O movimento inesperado do helicóptero provocou cinco feridos entre os técnicos que estavam a colocar uma maca - transportando uma grávida - dentro do Merlin. A médica, Helena Lima, fracturou uma vértebra e deverá ficar internada vários meses, sendo incerto o grau de recuperação dos seus movimentos. »
Comentário - Como não houve erro humano, o piloto até vai ser condecorado, por ter conseguido dominar o "monstro" sem controle, parece que o que falhou foi algum"circuito integrado" da electrónica do sofisticado Eh-101 !
A FAP devia avisar o presidente dos USA que usa a versão americana do Merlin, o UH-101, senão um dia destes o senhor Bush ainda leva com um helicóptero na "tola" !
Nota - Escreveu-se controle (acto ou acção de controlar), porque segundo o novo acordo ortográfico dos PALOP, que Portugal ainda não assinou mas acabará por ter de assinar, não existe a palavra control, e controlo é a primeira pessoa do presente indicativo do verbo controlar, que é aliás um galicismo.
Última hora - Como não há peças de reposição para os EH-101 (disse o general da força aérea responsável pelos EH-101) estes helicópteros estão fora de serviço, e passam a reutilizar-se os Puma "velhinhos". É estranho, mas foi o que disse o general.
Como é do conhecimento geral, a Rússia não aceita que queiram tirar o Kosovo à sua aliada Sérvia, e mostra os dentes a todos os que defendem essa partilha, a Portugal inclusivé. Ameaça mesmo os seus possíveis inimigos, com a sua nova super-poderosa bomba, não nuclear, uma bomba termobárica - a bomba de vácuo mais potente do mundo - O chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel-general Aleksandr Rukshin, diz: " A bomba tem o poder comparável a uma arma nuclear".
"Os resultados dos testes desta bomba confirmam que ela possui eficácia e capacidade destrutiva comparável a uma carga atômica", disse o general ao "Canal 1" da televisão russa. Rukshin disse que as bombas a vácuo, ao contrário das armas nucleares, não representam perigo para o meio ambiente, pois não provocam contaminação por radiação.
Uma bomba dessas sobre Lisboa - de acordo com as previsões do general russo - deixaria a cidade como a superfície lunar, e obrigaria...o pobre do São Pedro a andar a juntar os átomos do nosso primeiro e do nosso PR, para os julgar e enviar ou para o Céu ou para o Inferno ! Vejamos o que diz o Pravda.ru, sobre o problema do Kosovo:
Artigo do pravda.ru por Timothy BANCROFT-HINCHEY
Para quem quiser ler em pormenor o artigo sobre a questão do Kosovo, recomenda-se o site:
http://port.pravda.ru/mundo/18046-0/
Aguenta-te à Bronca ...Sócrates !
Mas esta parte do artigo é interessante :« Se Portugal ou a União Europeia consideram que têm o direito de deliberar sobre o futuro de Kosovo, uma analogia para colocarem os valores em perspectiva: imaginemos que cidadãos de um país vizinho, com costumes e religião diferentes, se instalassem em Guimarães, e durante séculos passassem a ter famílias de dez crianças, até que tivessem uma maioria.
Depois imaginemos que reclamassem a sua independência, formassem um grupo terrorista (Exército de Libertação do Minho, contra Portugal), ficassem com o apoio de Washington, que juntamente com a OTAN, bombardeassem os portugueses que combatiam este flagelo e depois insistissem que a província ficasse independente, sendo Guimarães a sua cidade capital.
Quem não gostasse da ideia, se meta a resolver questões bem mais pertinentes e que têm a ver com Portugal e a União Europeia, como por exemplo os problemas resultantes das centenas de anos de imperialismo, colonialismo, arrogância e prepotência…exactamente o que vemos na sua abordagem a Kosovo.»
Mas mesmo com estas ameaças "veladas", o nosso primeiro não se assusta, e até mandou 2 ou 3 caças F16's da nossa força aérea, ao serviço da NATO ou da UE, para patrulhar territórios de fronteira com a Rússia. À valente ! No entanto, com o assunto do Dalai Lama, Tibete e etc., o nosso primeiro tem "muita meduça" dos chineses, e não quer nem ouvir falar de Budistas !
A bronca está em que dizem, que foi Columbano Bordalo Pinheiro que em 1882, encontrou esses painéis nas obras da Igreja de São Vicente, e que estavam a ser usados como tábuas nos andaimes montados para esses trabalhos. Parece que por sorte, tinham as pinturas viradas para baixo !
Mas as broncas no respeito pela arte, dos "portugas", não fica por aqui !
Parece que D. Fernando II, Duque de Saxe-Coburgo-Gotha, um homem de grande cultura e marido de D. Maria II, prestou em 1836 um bom serviço ao património nacional, salvando dum inevitável vandalismo o convento da Batalha, que tinha sido vendido como pedreira, e D. Fernando teve de pagar do seu bolso ( dos bens que tinha na sua terra natal, a Alemanha) a sua recuperação para ao Estado. Conseguiu também que no orçamento das obras públicas se destinassem algumas verbas para a sua reparação e manutenção.
Vejam bem, o Mosteiro da Batalha, hoje Património Mundial, vendido para pedreira !
Dizem também que mesmo monarca consorte, conseguiu salvar a famosa custódia de Belém, que estava destinada a ser fundida ! E o melhor é parar por aqui, porque até dá vontade de chorar !
Últimas páginas - O testamento do Mecenas
Escreveu o Eça . «... o testamento do Comendador era mais discutido que a questão do Zaire, como se sentisse, enfim, que o que se prende com a nossa literatura, interessa mais a nossa nacionalidade do que a posse ou a perda dessas estúpidas terras negras, que só nos dão humilhações e febres...»
O Eça seria racista