Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sócrates, esquerdista e progressista !

"Muita gente confunde firmeza com autoritarismo!"

Diz o DN: «O correspondente do El País em Lisboa, Miguel Mora, saiu ontem na revista de fim-de-semana do jornal, de um convívio de alguns dias e de uma entrevista com o primeiro-ministro português, com um retrato de José Sócrates: "Transmite sobretudo muita segurança em si próprio. Nunca duvida e dir-se-ia que tem sempre razão." Mas Sócrates também teve oportunidade de rebater a ideia que se tem formado sobre a sua personalidade, quando questionado pelo jornalista sobre a sua fama de "autoritário": "É que muita gente confunde firmeza com autoritarismo!"

Do homem que veste "um fato tão bem cortado, que parece feito à medida e calça sapatos Prada", Miguel Mora destaca o engenho e a arte em ter vencido as enormes resistências dos britânicos e polacos e ter conseguido um novo tratado para a UE, denominado de Lisboa. Sócrates prefere sublinhar o empenho na modernização do País. "Devemos ser abertos e dinâmicos."

Do seu reinado destaca a aposta feita nas energias renováveis, a nova Lei do Aborto, a Lei da Paridade e a da Procriação Medicamente Assistida. "Somos um Governo de esquerda, nenhum outro Governo português tinha legislado de forma tão progressista." É por este motivo que deixa transparecer irritação quando instado sobre as críticas da "esquerda radical", incluindo o PCP, ao seu Executivo. »

Mas o que é que o Progresso, tem politicamente, a ver com Direita, Centro ou Esquerda ?

Teoricamente, o País mais Esquerdista e mais Ditatorial que houve na Terra nos últimos 100 anos, foi a antiga União Soviética, que hoje se chama Rússia e que já não usa a foice e martelo nos seus símbolos pátrios ! E o que é que ganharam os russos com esse esquerdismo? A actual Rússia ficou em 67º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano publicado pelas Nações Unidas em 2007. Ficou apenas um milésimo de ponto por cima da Albânia que ocupa o 68º lugar ! Portugal ocupa o 29º.

Também em teoria, os Países mais "Direitistas" que houve na Terra nos últimos 100 anos, foram a Itália "Fascista" e a Alemanha "Nazista", que ocupam hoje o 20º e 22º lugar nessa mesma lista. Como se vê, os antigos da direita, ganharam ao antigos da esquerda.

No entanto, Países que se poderiam considerar Centristas, como por exemplo, a Islândia ou Noruega, ficaram em e lugar nesse mesmo índice, sendo portanto os países mais desenvolvidos do Planeta!

O nosso primeiro, mais que governar à esquerda, ao centro ou à direita, o que gosta é de governar à Luis XIV - "L' État c´est moi" - e talvez seja por isso que apresenta sempre, aquele ar de superioridade "meio parola", que chateia tanta gente!

Sem comentários:

Enviar um comentário