Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

sábado, 15 de dezembro de 2007

A Sévia , o Kosovo, a EU e a Rússia!

A Rússia ameaça, mas a EU e Sócrates não têm medo!

Como é do conhecimento geral, a Rússia não aceita que queiram tirar o Kosovo à sua aliada Sérvia, e mostra os dentes a todos os que defendem essa partilha, a Portugal inclusivé. Ameaça mesmo os seus possíveis inimigos, com a sua nova super-poderosa bomba, não nuclear, uma bomba termobárica - a bomba de vácuo mais potente do mundo - O chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas russas, coronel-general Aleksandr Rukshin, diz: " A bomba tem o poder comparável a uma arma nuclear".

"Os resultados dos testes desta bomba confirmam que ela possui eficácia e capacidade destrutiva comparável a uma carga atômica", disse o general ao "Canal 1" da televisão russa. Rukshin disse que as bombas a vácuo, ao contrário das armas nucleares, não representam perigo para o meio ambiente, pois não provocam contaminação por radiação.»

O aviso Russo! Artigo do pravda.ru por Timothy BANCROFT-HINCHEY

Para quem quiser ler em pormenor o artigo sobre a questão do Kosovo, recomenda-se o site:

http://port.pravda.ru/mundo/18046-0/

Aguenta-te à Bronca ...Sócrates !

Mas esta parte do artigo é interessante :« Se Portugal ou a União Europeia consideram que têm o direito de deliberar sobre o futuro de Kosovo, uma analogia para colocarem os valores em perspectiva: imaginemos que cidadãos de um país vizinho, com costumes e religião diferentes, se instalassem em Guimarães, e durante séculos passassem a ter famílias de dez crianças, até que tivessem uma maioria.

Depois imaginemos que reclamassem a sua independência, formassem um grupo terrorista (Exército de Libertação do Minho, contra Portugal), ficassem com o apoio de Washington, que juntamente com a OTAN, bombardeassem os portugueses que combatiam este flagelo e depois insistissem que a província ficasse independente, sendo Guimarães a sua cidade capital.

Quem não gostasse da ideia, se meta a resolver questões bem mais pertinentes e que têm a ver com Portugal e a União Europeia, como por exemplo os problemas resultantes das centenas de anos de imperialismo, colonialismo, arrogância e prepotência…exactamente o que vemos na sua abordagem a Kosovo.»

Origens do problema

Muito resumidamente, as invasões turcas da Europa, que por pouco chegaram a Viena de Austria. A Grécia só se libertou das invasões muçulmanas, nos príncipios do século XIX com a ajuda da Rússia, França e Inglaterra e depois da derrota turca e egípcia na batalha naval de Navarino. A Albânia só se libertou da Turquia em 1912, mas a maioria da população continuou muçulmana. O Chipre que pertence à EU tem a ilha dividida ao meio, entre ortodoxos e muçulmanos, e opôe-se também como a Rússia, à separação do Kosovo da Sérvia.

A Sérvia esteve dominada pela Turquia desde 1463 até 1830, ano em que conseguiu autonomia. Em 1882 conseguiu a sua independência. O Kosovo é portanto, uma província da Sérvia, cuja maioria é de origem albanesa e muçulmana. Como a população Sérvia é cristã ortodoxa, esta é a razão principal dos problemas e das matanças que por ali se têm efectuado. O Kosovo está actualmente administrado pela ONU.

E ironia do destino, a Rússia actual, resultante da antiga União Soviética, laica e anti-religiosa, defende a Sérvia cristã e ortodoxa, e está contra a independência do Kosovo, e a União Europeia de origens totalmente cristãs ou pagãs antes do nascimento de Cristo, defende os muçulmanos do Kosovo e quer a sua independência da Sérvia!

Mas mesmo com as ameaças "veladas" da Rússia, o nosso primeiro ministro não se assusta, e até mandou 3 ou 4 caças F16 da nossa força aérea, ao serviço da NATO ou da UE, para patrulhar territórios de fronteira com a Rússia. À valente !

Pelo andar da carruagem, mais dia menos dia ainda vamos ter os tanques russos no centro da Europa! Só espero que não cheguem ao palácio de São Bento. Lá tinha o nosso primeiro que imitar D. João VI e "pirar-se" para o Brasil!

Sem comentários:

Enviar um comentário