Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

sábado, 28 de julho de 2007

Seria o 3º milagre de Fátima ? A conversão da U.R.S.S.

A Catedral Cristo Salvador

A Catedral Cristo Salvador é um templo da Igreja Ortodoxa Russa situado na cidade de Moscovo. Destacam-se as suas cinco cúpulas douradas.

Esta catedral disputa com a Catedral de São Basílio o título de "principal da cidade de Moscovo", pois as principais solenidades da Igreja Ortodoxa Russa, são ali celebradas.

A catedral Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia. Ela é um marco na cidade, não apenas por sua grande beleza, mas também por sua história que tem início no século XIX quando, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleónica, o então czar russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos.

A catedral foi inaugurada no dia 26 de maio de 1883, com a realização da coroação do imperador Alexandre III.

Durante a vigência do comunismo a igreja foi dinamitada em 1933 pois ela era considerada um símbolo do Império Czarista. Os comunistas tiveram planos de construir no local o "Palácio dos Sovietes". Esse palácio deveria ter uma torre de 400 metros de altura e no topo dessa torre uma estátua de 2 metros do Lênin. Mas, devido a dificuldades técnicas, o projecto nunca pode ser realizado. Porém, foi decidido a construção de uma espécie de piscinão público.

Nos anos 90, após a queda da URSS, o Patriarcado de Moscovo liderou um movimento para reconstrução da catedral. Após muita luta do patriarcado, com apoio da sociedade, o governo pós comunismo apoiou a ideia. A catedral foi reinaugurada em 2000, idêntica à catedral original.

Os melhores pintores da Academia de Belas Artes da Rússia contribuíram na sua pintura. Já seus belos ícones foram pintados por monges ortodoxos.

Comentário - No seu livro "Saga"( 1940 ), que relata uma história passada na guerra civil de Espanha, Erico Veríssimo, o grande escritor brasileiro, que não se pode considerar um "crente", coloca na boca de um dos seus personagens, o brasileiro Vasco que combatia pelas Brigadas Internacionais, a resposta a um camarada que depois da tomada de um mosteiro , gritava que a bandeira da foice e do martelo já estava por cima da cruz:

- Sim, mas a cruz é muito mais antiga...

Erico Veríssimo tinha razão, e a prova está na reconstrução da Catedral de Cristo Salvador, e no renascimento do Cristianismo Ortodoxo do Povo Russo. Seria bom que os "neo-esquerdistas" maçónicos dos países ocidentais, reflectissem sobre este exemplar renascimento !

Sem comentários:

Enviar um comentário