Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

segunda-feira, 23 de julho de 2007

A Ibéria segundo Saramago !

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"

A união ibérica - Por José Saramago ( entrevista no DN)

«A união ibérica, acho que é uma situação natural. Não vale a pena armar -me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos. Culturalmente, não, a Catalunha tem a sua própria cultura, que é ao mesmo tempo comum ao resto da Espanha, tal como a dos bascos e a galega, nós não nos converteríamos em espanhóis. Quando olhamos para a Península Ibérica o que é que vemos? Observamos um conjunto, que não está partida em bocados (por enquanto) e que é um todo que está composto de nacionalidades, e em alguns casos de línguas diferentes, mas que tem vivido mais ou menos em paz.


Não deixaríamos de falar português, não deixaríamos de escrever na nossa língua e certamente com dez milhões de habitantes teríamos tudo a ganhar em desenvolvimento nesse tipo de aproximação e de integração territorial, administrativa e estrutural. Quanto à queixa que tantas vezes ouço sobre a economia espanhola estar a ocupar Portugal, não me lembro de alguma vez termos reclamado de outras economias como as dos Estados Unidos ou da Inglaterra, que também ocuparam o país. Ninguém se queixou, mas como desta vez é o castelhano que vencemos em Aljubarrota que vem por aí com empresas em vez de armas...

Seria, então, mais uma província de Espanha?

Seria isso. Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla la Mancha e tínhamos Portugal. Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar. O Ceilão não se chama agora Sri Lanka, muitos países da Ásia mudaram de nome e a União Soviética não passou a Federação Russa?

Mas algumas das províncias espanholas também querem ser independentes!

A única independência real que se pede é a do País Basco e mesmo assim ninguém acredita.

E os portugueses aceitariam a integração?

Acho que sim, desde que isso fosse explicado, não é uma cedência nem acabar com um país, continuaria de outra maneira. Repito que não se deixaria de falar, de pensar e sentir em português. Seríamos aqui aquilo que os catalães querem ser e estão a ser na Catalunha.

E como é que seria esse governo da Ibéria?

Não iríamos ser governados por espanhóis, haveria representantes dos partidos de ambos os países, que teriam representação num parlamento único com todas as forças políticas da Ibéria, e tal como em Espanha, onde cada autonomia tem o seu parlamento próprio, nós também o teríamos. »

Comentários à "profecia" de Saramago (DN)

Dívida para com a língua portuguesa, ortodoxia marxista-leninista, interesse pessoal, uma provocação que deve ser motivo para reflexão... São algumas reacções à entrevista de José Saramago ao DN de ontem, em que o Nobel afirmou: "Portugal acabará por integrar-se na Espanha".

Uma declaração citada em vários órgãos de informação internacionais e que foi alvo de duras críticas não só por parte de Martins da Cruz mas também dos escritores Vasco Graça Moura ou Manuel Alegre. "Ele tem a responsabilidade de ter ganho o Nobel da Literatura com a língua portuguesa", disse ao DN o poeta/deputado. "Saramago concebe a realidade como sendo gerível com uma engenharia de racionalidade", sublinhou Graça Moura, que viu nestas um aspecto positivo: "Acho saudavelmente polémico pôr as coisas neste plano. Não perdemos nada em fazer uma reflexão sobre isso."

O general chamou a atenção para "as certezas" de muita gente que nunca se chegam a concretizar.Quanto ao jornalista catalão Ramon Font, antigo correspondente da TVE em Lisboa, declarou-se surpreso com as palavras de Saramago e concluiu: "Portugal aguentou oito séculos. Não estou a ver essa situação alterar-se."

Comentário do autor da página - Mas a que Espanha é que iríamos pertencer ?

À Espanha que se está a partir à bomba por Bascos e Galegos que querem ser independentes ? Por catalães que não põem bombas ( por enquanto ) mas que usam todos os estratagemas e manhas para se livrarem de Madrid ! Se os catalães fora da Catalunha, falam sempre uns com os outros em catalão, nunca em castelhano, sei-o bem porque fui amigo de vários quando vivi no Peru e na América Central !

Se a Catalunha, a Galiza e o País Basco, até querem proibir o ensino da língua castelhana nas suas "nacionalidades" !

É de conhecimento geral que Madrid ( os de língua castelhana ) olham Portugal , há 800 anos, como o único pedaço da Ibéria que falta apanhar, e como um péssimo exemplo para os outros ! Uma Madrid que gosta tanto da Catalunha, que aplaude as equipas portuguesas, quando estas jogam contra os catalães ?

Bascos, Galegos, Catalães e outros iberos, vêem Portugal como meta a seguir, como o único pedaço da Ibéria que conseguiu livrar-se de Madrid, e anseiam fazer o mesmo !

É a esta a Espanha que necessitamos juntar-nos ? Parece-me que só visto...desde Lanzarote !

2 comentários:

  1. Pero que tontería es esa de que en Cataluña se acabara por no hablar el español? eso es demagogia y una tonteria. Sobre aplaudir antes a un equipo portugues que a uno catalan, anda ya!! pero que dices!! Si el Barcelona despues del Real Madrid es el equipo que mas aficionados tiene en España. Desconoces la realidad española.

    ResponderEliminar
  2. En Cataluña se habla la lengua de Cervantes desde hace muchos siglos

    ResponderEliminar