Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

terça-feira, 5 de junho de 2007

Espanha, a ETA e Zapatero

Espanha, a ETA e Zapatero

Que Zapatero tem medo da ETA, parece que ninguém poderá ter dúvidas sobre isso. E também parece que ninguém duvida que o último atentado contra o novo terminal do aeroporto de Madrid, mais que um atentado, foi um aviso para o seu governo. As duas vítimas mortais, aconteceram por acaso, não estavam premeditadas.

A ETA - Euskadi Ta Askatasuna - que significa mais ou menos - Pátria e Liberdade para o Povo Basco -está classificado como grupo terrorista pela ONU, pelos USA e pela UE. Fundado em 1959, evoluiu rapidamente de um grupo folclórico tradicional, para um grupo armado que pretende a independência do pais Basco. É de ideologia Marxista-Leninista.

Desde que começou a sua luta armada, já fez mais de 900 vítimas mortais e dezenas de raptos e extorsões. Como uma mafia organizada, vive das "contribuições" obrigatórias de particulares e empresas na zona Basca. Tem cerca de 500 dos seus membros encarcerados em prisões espanholas e francesas.

Solução para o caso, a mesma que encontrou Afonso VI de Leão e Castela para o seu neto D. Afonso Henriques, dar-lhe independência.

Só que agora as coisas são muito mais complicadas, que nos tempos de D. Afonso, não há
autonomias que resolvam o assunto, e Zapatero parece não saber descalçar este..."zapato" !

Sem comentários:

Enviar um comentário