Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Portugal tem 12 helicópteros EH-101 Merlin

Portugal tem 12 helicópteros EH-101 Merlin

Há pouco tempo passou na TV2, um documentário da RAF, sobre um helicóptero militar o EH-101, que tem umas características extraordinárias. É fabricado na Europa pela Agusta/Westland, e segundo o programa em questão, custa a bagatela de 100 milhões de dólares cada unidade. Diziam também que o treino de cada piloto, custava um milhão de dólares

O EH-101(Merlin tem 3 Turbinas Rolls Royce Turbomeca. É considerado um dos melhores helicópteros do mundo no seu tipo. Pode levar 30 passageiros sentados ou 45 em pé, ou 16 macas com feridos e pessoal médico. A versão feita na América sob licença, o UH-101, é actualmente o helicóptero do presidente dos USA.

Ao procurar na net informação sobre o EH-101, verifiquei que a Força Aérea Portuguesa tem 12 unidades ao seu serviço, para funções de vigilância, busca e salvamento. Mas que também podem dar uns tiros...

Um custo total de 1.200 milhões de euros ! Há dinheiro ou não há dinheiro ? Mas parece que os compraram em "leasing". No entanto sete estão parados, parece que por falta de pilotos e dinheiro para os operar e dar-lhes manutenção !

Última Hora - Mas agora vão ficar todos parados !

Segundo o DN - «Porque devido ao acidente que houve em Velas nos Açores,os Helicópteros 'Merlin' só voam em último caso A actividade operacional dos 12 helicópteros EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) está suspensa por tempo indeterminado, até se apurarem as causas de um acidente ocorrido em meados de Novembro, disse ontem ao DN fonte oficial do ramo.

"Tecnicamente, a frota está parada", informou o tenente-coronel Seabra, porta-voz da FAP, admitindo que, numa situação de emergência e "não havendo alternativa", será dada autorização para os EH101 Merlin serem empregues numa determinada missão de busca e salvamento.

No quadro das investigações iniciadas com o acidente ocorrido na noite de 15 de Novembro, na ilha açoriana de São Jorge, a FAP decidiu suspender a actividade operacional dos EH101 até que os voos de teste em curso, na base aérea do Montijo e com a participação de técnicos da fábrica da Agusta Westland, permitam saber qual o problema tecnológico que levou o aparelho a levantar sozinho até aos dois metros de altura e virando parcialmente para um dos lados.

As investigações em curso admitiram sete hipóteses para o caso, mas já eliminaram a maioria (entre elas uma falha humana). O movimento inesperado do helicóptero provocou cinco feridos entre os técnicos que estavam a colocar uma maca - transportando uma grávida - dentro do Merlin. A médica, Helena Lima, fracturou uma vértebra e deverá ficar internada vários meses, sendo incerto o grau de recuperação dos seus movimentos. »

Comentário - Como não houve erro humano, o piloto até vai ser condecorado, por ter conseguido dominar o "monstro" sem controle, parece que o que falhou foi algum"circuito integrado" da electrónica do sofisticado Eh-101 !

A FAP devia avisar o presidente dos USA que usa a versão americana do Merlin, o UH-101, senão um dia destes o senhor Bush ainda leva com um helicóptero na "tola" !

Nota - Escreveu-se controle (acto ou acção de controlar), porque segundo o novo acordo ortográfico dos PALOP, que Portugal ainda não assinou mas acabará por ter de assinar, não existe a palavra control, e controlo é a primeira pessoa do presente indicativo do verbo controlar, que é aliás um galicismo.

Última hora - Como não há peças de reposição para os EH-101 (disse o general da força aérea responsável pelos EH-101) estes helicópteros estão fora de serviço, e passam a reutilizar-se os Puma "velhinhos". É estranho, mas foi o que disse o general.

5 comentários:

  1. Realmente gastou muito milhoes de euros em 12 helicopteros extrordinarios, mas a realidade é que era necessario. Se viu o documentario, tal como eu o vi, tambem deve ter reparado numa caracteristica de extrema importancia na principal funçao do helicoptero ca em Portugal, a busca e salvamento, que foi o facto de se aguentar 7h no ar sem reabastecer, algo que limitava e bastante no caso do Puma. Pois para informação adicional, o Puma apenas tinha capacidade de 200milhas e com esta aeronave passou para 400milhas. Em relação ao tamanho, a unica referencia que posso apontar é que, com o EH101, ja houve uma missao no qual se recuperou, de uma só vez, 10 pessoas, algo impraticavel no puma. Por isso acho que todos esses milhoes de euros foram um gasto necessario e preciosos, pois nenhum dinheiro no mundo paga uma vida.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo, tem toda a razão em dizer que não há dinheiro que pague uma vida, Portugal pode não ser um país rico mas se se gastar 1200 milhões de Euros em helicópetros cuja função principal é salvar vidas acho o dinheiro muito bem empregue, o que deve dar alguma comichão ao autor deste blog (um palerma ignorante que tem a mania que é esperto, com o devido respeito) é que os helicópetros são MILITARES e na sua opinião todo o dinheiro gasto na tropa é desperdicio...
    Fui militar na Força Aérea (a mesma que tem os EH101) durante alguns anos e alguns familiares meus também por lá passaram incluindo um irmão meu que esteve nos açores precisamente no Puma, fazer busca e salvamento nesse tempo era uma missão perigosa, se há hoje condições para fazer o mesmo trabalho melhor e sem pôr em risco a vida das tripulações, ainda bem, venham mais se assim se entender, gasta-se mais dinheiro desnecessário em outras coisas (nem é preciso enumerar, basta ver o telejornal) deixem a tropa em paz

    ResponderEliminar
  3. O real preco deste fierro e
    US$ 20 milhoes

    ResponderEliminar
  4. Não é Vela. É Velas de São Jorge e não se escreve açoreana com "e" mas sim com "i".

    ResponderEliminar
  5. Parece que afinal este heli sempre foi uma mais valia, passado 6 anos salvou milhares de pessoas, a centenas de km, bateu recordes de salvamentos, patrulhou milhões de km do mar português a procura ou a vigiar embarcações, o facto de na altura não haver peça é da culpa da companhiaa que fabrica o heli e não afetou apenas a nós mas sim todas as forças armadas que o usam
    Ah outra coisa, os custos de cada heli estão errados o senhor diz 100 milhões e isso é mentira como disse o anonymous custam 20 milhoes cada, para a próxima tente usar mais que uma fonte para confirmar os dados e embora não seja importante o presidente dos EUA nunca utilizou este heli, houve estudos para compre mas foi cancelada devido a cortes orçamentais, o que me leva a duvidar de outras coisas que escreveu no artigo

    ResponderEliminar