Fui Bocage, o Rei das Broncas !

Nasci Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage, em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765 e morri em Lisboa em 1805. Dizem que fui um dos maiores poetas portugueses e possivelmente o maior representante do arcadismo lusitano.

Herdei o Barbosa por parte do pai e o Hedois du Bocage do avô materno.Apesar das numerosas biografias publicadas após a minha morte, boa parte da minha vida permanece um mistério. Fui um homem moderno, pois acreditei sempre mais no sexo do que no amor.

Por causa das minhas broncas e da minha vida boémia estive engavetado no Limoeiro, no cárcel da Inquisição, no Real Hospício das Necessidades e até no Convento dos Beniditinos. Foi aí que Frei José Veloso me conseguiu pôr a viver de forma mais decente e recatada.

Morri de aneurisma numa rua do Bairro Alto.Também é lá do alto, que me puz a olhar para este Portugal e para o Mundo de hoje, e resolvi escrever neste blog umas novas broncas.

Nos meus tempos fui perseguido pela Inquisição e pelo Pina Manique, depois veio o Salazar com os seus esbirros da Pide, agora os governos de turno tentam impedir as criticas com perseguições modernas, com as Finanças a perseguir pelo IRS, escutas telefónicas, perseguições nas carreira e etc., etc., mas como eu já estou morto...o pior é para aqueles que ainda estão vivos !

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Nuclear-Térmico-Hídrico-Eólico-Ou outros!

Constâncio recomenda o estudo do Nuclear!

Portugal, segundo a EDP, tem uma potência eléctrica instalada de 13,47 GW e tem uma produção anual de cerca de 4.958 GWh por ano. A produção é 64,5% fossil( fuel ou gás), 31,3% hídrica e 4,1% por outro tipo de energias(eólica, fotovoltaica, etc.).

As nossas maiores Centrais Térmicas são a Termoeléctrica de Sines e do Ribatejo de capacidade de cerca de 1.200 MW cada uma, e temos mais 5 outras centrais de menor capacidade. A potência térmica instalada é de cerca de 4,218 GW.

Temos cerca de 15 Centrais Hidroeléctricas com uma capacidade de cerca de 3,5 GW. A potência eólica instalada é de cerca de 2,17 GW. (1 GW são 1.000MW). Temos 155 parques eólicos, 1.169 aerogeradores instalados. (2008). Há aerogeradores de até 3 MW de potência de pico, mas a potência média de produção e de acordo com o vento, é muito menor.

Os ambientalistas - O CO2 - O metano e o aquecimento global!

O sonho máximo dos ambientalistas seria o que vivêssemos como os nossos bisavós! Eles não usavam electricidade, não tinham água canalizada, não consumiam petróleo, enfim quase não produziam CO2 e metano, a não ser pela respiração e pelo fenómeno digestivo! E não morreram, a prova é que nós estamos aqui! Claro que já lá vão três gerações, e eles estavam no século XIX, nós estamos no século XXI !

Mas será o homem o culpado do aquecimento global? A Groenlandia (Greenland) chama-se assim porque já foi verde e não foi há muito tempo, talvez há mil ou dois mil atrás. Recentemente descobriram fosseis dum crustáceo na Antárctica, o que prova que esse território já teve temperaturas muito mais elevadas que as de hoje. E nessas alturas não se produzia CO2 por meios humanos.

Centrais nucleares (Fissão Nuclear) - Sim ou não?

Uma Central Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia eléctrica.

As centrais nucleares apresentam um ou mais reactores
, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioactiva, estabelece-se uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.

No Mundo há em 31 países, cerca de 450 Centrais nucleares a funcionar. Os espanhóis têm uma dessas centrais a funcionar a 200 Km da nossa fronteira. Em França 80% da energia eléctrica é produzida por energia nuclear. É certo que os franceses são mestres no assunto do nuclear.

Foi o físico francês HenrI Becquerel que descobriu a radioactividade em 1896, ganhando por isso o prémio Nobel uns anos mais tarde. A unidade de medição da radioactividade é o Becquerel.

Uma central nuclear moderna de terceira geração, construída pela França, Alemanha, ou USA não tem nada que ver com as centrais russas da "idade da pedra" que funcionavam em Chernobil !

Uma central nuclear moderna tem uma potência de cerca de 1.600 MW (depende do número de reactores). Para produzir esta energia são precisos cerca de 1.000 a 2.000 aerogeradores. O porta aviões americano USSN Enterprise, construído em 1961 e que vai estar no activo até 2015 tem 8 reactores nucleares! Sim oito Reactores Nucleares, dentro dum barco! E ainda ninguém morreu lá dentro por efeito da radioactividade! E o navio tem uma tripulação de 3.000 homens, que por graça até lhe chama o "mobile chernobyl", para gozar com os russos, claro!

Esse monstro dos mares já esteve no Tejo, em Lisboa por mais que uma vez, e não passou nada!

Centrais Nucleares a Hidrogénio ( Fusão Nuclear) - A maravilha do futuro!

A sua realização é o sonho dos cientistas desde os anos 50 do século passado ! Será a forma mais limpa de produzir energia eléctrica. Imita-se o Sol, transformando ´hidrogénio em hélio, produzindo plasma a centenas de milhões de graus(a temperaturas maiores que as do Sol) e libertando tremenda quantidade de energia. A investigação a nivel mundial, por muitos países é tremenda, e têm investido biliões de dólares para conseguir a sua realização prática. Já há sistemas a funcionar em regime experimental, mas por enquanto ainda consomem mais energia do que a que produzem e por curtos instantes !

Energias renováveis - Centrais hidroeléctricas

Seria a energia renovável preferida, mas os ambientalistas são muito exigentes com o "impacto ambiental", são uns chatos do "caraças". Preocupam-se com os passarinhos, com os lagartos, com as borboletas cor de burro quando foge e não deixam fazer nada. Passam a vida a protestar.

A água é à borla, São Pedro não passa factura, mas o custo de instalação é grande e dependem da capacidade hídrica do país. Não se pode fazer milagres e fabricar rios! Uma das nossas maiores hidroeléctricas é a do Lindoso que tem uma capacidade de 630 MW. A barragem do Itaipu no Brasil tem uma capacidade de 14.000 MW!


Energias renováveis - Aero geradores

É a mais poética , e é engraçado encher o país de "ventoinhas", mas temos que reconhecer que o impacto ambiental é tremendo. Seriam precisos quase 14.000 aerogeradores - e muito bom vento - para ter a capacidade de produção de Itaipu! Para substituir as nossas centrais térmicas seriam precisos 4.200 aerogeradores.

E já imaginaram o que seria interligar toda esta confusão de ventoinhas e o preço que custaria a sua instalação e manutenção!

Energias Renováveis - Energia fotovoltaica

Em 2007, foi inaugurada uma das maiores centrais de energia solar fotovoltaica
do mundo (11 MW), em Brinchas, concelho de Serpa e em fase de construção encontra-se aquela que será a maior do mundo no seu tipo (62 MW), situada em Amareleja, concelho de Moura, cuja montagem deverá estar totalmente concluída em 2010.

Também a potência instalada em parques eólicos será aumentada para 5100 MW em 2012 (contra os 2000 MW instalados até meados de 2007) enquanto a potência hidroeléctrica instalada deverá atingir os 7000 MW em 2020 (contra os cerca de 5000 MW de 2005). Os investimentos em energias renováveis em Portugal poderão totalizar 12 biliões de euros até 2012 e 120 biliões de euros até 2020.

Conclusão para pensar

Sendo a potência eléctrica instalada de 13,47 GW, das quais 65% produzidas por combustíveis fosseis grandes produtores de CO2, para anulá-los necessitamos de ter uma capacidade de produção de 8,76 GW ( 8.760 MW) em energias renováveis para substitui-los.

Precisaríamos de 5 a 6 centrais nucleares. ou 13 barragens como a do Lindoso, ou cerca de 4.500 aerogeradores de 2 MW, ou de cerca de 797 centrais fotovoltaicas como a de Brinches !

Sem comentários:

Enviar um comentário